segunda-feira, 21 de junho de 2010

Sabão de cinzas, primeiro sabão do mundo.

A história do sabão de cinzas se confunde com a história dos tempos.
Foram encontrados registros em documentos da época em que se escrevia em papiros, tão antigos quanto ao despertar do homem  para a Divindade, quando oferecia animais nos altares de sacrifício.
Sim, mas vc pode me perguntar o que tem isto a ver com o sabão de cinzas?
Tudo a ver, eu te respondo, porque o resultado da mistura das cinzas com a gordura dos animais que caía dos altares nada mais era do que sabão!


Os egípcios foram os primeiros a notar que aquela pasta formada neste processo, servia para passar nos cabelos. Porém muito mais tarde é que se descobriu que servia para tirar a sujeira das roupas e objetos. Muito tempo depois, começou-se a utilizar a cinza vegetal, rica em carbonato de potássio e gordura animal, para produzir sabão.


Na verdade o sabão não foi "descoberto", ele foi  surgindo entre os povos gradualmente, como que em "ressonância mórfica", de misturas de materiais alcalinos e matérias graxas.
O aperfeiçoamento no processo de fabricação foi surgindo substituindo as cinzas de madeira pela lixívia rica em hidróxido de potássio e obtida acrescentando água na mistura de cinzas e barrilha. Com a adição da barrilha descobriu-se que o sabão adquiria dureza e não ficava mais como uma pasta.
Até aí ninguém pensava que o sabão fosse resultado de uma reação química.
Foi quando Chevreul, um químico francês, mostrou que a formação do sabão era na realidade um processo químico.
Em 1792, o químico francês Nicolas Leblanc conseguiu obter soda caústica do sal de cozinha e amônia. Pouco depois, criou-se o processo de saponificação das gorduras, o que deu um grande avanço na fabricação de sabão com a escolha de matérias primas mais elaboradas e repassadas pela indústria. Chega até nós como o conhecido sabonete, que vem do francês, savonnette, ou sabão perfumado, cortado em pedaços menores.
Não vamos nos aprofundar no processo da indústria saboeira, vamos nos ater ao sabão de cinzas e como podemos ver, se perde nas brumas do tempo.
Este sabão foi relegado ao esquecimento devido ao processo artesanal de produção e a facilidade de se adquirir hoje em dia um sabonete pronto, industrializado, perfumado e embalado em papel delicado.
E as cinzas, é algo raro e difícil de obter modernamente depois do uso do fogão a gás, mas ela pode ser obtida na zona rural, através da queima de madeiras que contenham bastante potássio. 
Antes as nossas avós usavam os "barrileiros" que segundo uma metodologia completamente artesanal, furava-se buraquinhos em uma lata que era suspensa em uma espécie de giral de madeira, e em baixo colocava uma bacia ou um tacho de cobre ou zinco. Não podia ser de aluminio para não reagir com a potassa, ia colocando cinza e molhando, socando com uma mão de pilão para acomodar bem a cinza. Depois começa o processo colocando água aos poucos, e mais água sempre que aquela outra escoava. O primeiro líquido apurado era mais fraco, sendo que os seguintes eram mais concentrados, até adquirir uma cor marrom bem escura, onde posteriormente era utilizado para fabricar o sabão.
Hoje em dia esta técnica pode ser simplificada, fervendo as cinzas em um tacho e depois deixar decantar e coar o produto extraido, que é a potassa pura.
O grande problema porém era a concentração exata da potassa que era impossivel medir, sendo que o sabão deveria ser testado durante o cozimento. Era testado com a língua e se tivesse picante na lingua é porque ainda tinha potassa passando, e voltava para o fogo. Este tipo de sabão exigia uma cura mínima de 3o dias, para ser utilizado.


Preciosidades assim ainda podem ser produzidas com uma boa dose de paciência e dedicação pelo que se faz. Atualmente utiliza-se matérias primas vegetais no lugar do velho sebo ou banha, balanceando a potassa e a soda para medidas compatíveis com a receita. Esperando amornar a massa saponificada, pode-se acrescentar essências perfumadas, ou ervas aromáticas , para que o sabão possa ser utilizado no banho.
Este sabão é bastante nutritivo para a pele, conservando toda a glicerina no processo de saponificação, e os nutrinetes básicos contidos nas ervas e aditivos que se queira acrescentar, além de ser exelente desinfetante.


Eis aí o passado redivivo, na memória dos que cultivam as belezas mais simples da vida, permitindo assim uma reconstrução desta tradição em bases sólidas. Assim é o sabão, feito uma fenix renascido das cinzas, alçando vôos mais altos rumo a sua valorização no futuro.

45 comentários:

  1. Parabéns Gracinha, a postagem está perfeita e elucidativa, os brasileiros precisam dessas informações que são os degraus de uma cultura esquecida na Europa, basta que lhe encontrem aqui e sempre saberão mais.
    Beijos a todos, Marcus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pararabens pela esplicação,minha mãe fazia só com uma diferêça: Antes que existisse Brasilia D F se fazia com Barú ou Pequi e se curtia a cinza em um recipiente feito de talas de bambú tipo tapiti.Cuju o nome era parrelheiro.

      Excluir
  2. Oieeeeee... Eu estive aqui e gostei!!! BJSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  3. Me lembro que minha avó tinha um depósito de cinzas e me lembrava dela mexendo sabão num tacho enorme e que as crianças eram proibidas de ficarem por perto. Esses dias, inventei de fazer sãbão com òleo de cozinha usado e me lembrei do sabão de cinzas...e onde acabei caindo no teu blog e relembrando como era feito...Valeu a retrospectiva. Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. BOA NOITE,
    É UM PRAZER ENCONTRAR PESSOAS COMO EU QUE AMAM FAZER SABONETES .....

    ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Do jeito que a minha mãe fazia, lá pelos anos de 1960. Agora, trabalhando na extensão rural, no interior de MS, descobri um senhor com 70 anos de idade que faz sabão de cinza. Vamos resgatar essa tecnica e, com a ajuda da faculdade de química, aperfeiçoar o processo e transformar a "fábrica" de sabão de cinza do Seu Fabrício, numa referência cultural na comunidade quilombola.

      Excluir
    2. Gostei da sua informação a respeito do Sr que ainda faz sabão artesanalmente, voce consegue o precedimdnto de como fazer passo a passo?
      Ele vende esse sabão?

      Excluir
  6. Vi sabao de cinzas de sete ervas da costa africana. Na embalagem nao consta a procedencia, fabricante, quimico responsavel data de fabricacao , data de validade. Da para confiar?

    ResponderExcluir
  7. Olá, gostaria de saber como faço para adquirir o sabão de cinzas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu faço sabão de cinzas. mas junto cinza do fogão a lenha por um mês para fazer sessenta então só tenho no meado de cada mês. Daí posto no mercado livre e some. Mas posso guardar se quiser é só me dar certeza que vai ficar, meus sabonetes de cinza levam mamão verde porque é ótimo para hidratar enquanto a cinza cura os problemas de pele. meu zap. 21(969691523)

      Excluir
  8. broder, matou uma curiosidade !! meu avo fazia essa parada ai! eu pergunto: tem alguma pripriedade especifica do sabao de cinzas?

    ResponderExcluir
  9. Gostei da his´toria do são de cinza.
    Mas não entendir como faz par corigir o PH do sabão!

    ResponderExcluir
  10. e através da cozimento da cinza podemos saber a quantidade de potássio e a concentração?

    ResponderExcluir
  11. Fiquei muito feliz por encontrar vcs!
    Parabéns pela pesquisa.
    Retornei a minha infância.

    ResponderExcluir
  12. Fiquei muito feliz por encontrar vcs!
    Parabéns pela pesquisa.
    Retornei a minha infância.

    ResponderExcluir
  13. Achei aconchegante essa matéria
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  14. Que legal minha mae sempre me falava deste sabão,e por incrível que pareça minha irmã aprendeu a fazer este sabao...ela mora em minas e pesquisou com as senhorinhas da cidade dela, e agora faz pra vender...muito bom este sabão...

    ResponderExcluir
  15. Nossa, acabei de fazer uma.viagem no tempo. Revivi minha mãe fazendo o que ela chamava de "diquada". Agora aprendi o nome correto: postadas. Valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu editor de texto é mais rapirá do que eu. *Postadas não, mas sim "potassa"

      Excluir
  16. Adorei a reportagem minha falecida sogra fazia...mas não sabia o passo a passo!VALEU PELA INFORMAÇÃO...BOA NOITE!!

    ResponderExcluir
  17. Respostas
    1. Vai no Instagram e procure @merceariaparaopeba,são de Itabirito, Minas Gerais comprei com eles,mandam pelo correios..

      Excluir
  18. Boa tarde!Onde e como comprar estes produtos?

    ResponderExcluir
  19. Já fiz esse sabão aprendi com minha mãe. É tudo de bom esse sabão. ❤❤❤

    ResponderExcluir
  20. Quero muito comprar gostaria de saber do preço

    ResponderExcluir
  21. Kero comprar este sabão onde encontrar ?

    ResponderExcluir
  22. Parabéns seu post nos fez passear pelo passado na história do sabão. Obrigada 😍😍😍

    ResponderExcluir
  23. Minha vó fazia esse sabão!Ela lavava até o cabelo com ele.Pense num cabelo lindo!Macio, acizentado e muito,muito cabelo!Eu amava mexer naqueles cabelos!Saudades😇😇

    ResponderExcluir
  24. La no sertão de Mortugaba, da minha velha e querida Bahia, isto nos idos de 1956, muitas vezes eu assisti a minha mãe, D. Mariquinha do Sr. Genésio no seu laboratório doméstico, usando como matéria prima: a banha de porco, ou por vezes o óleo de mamona ou pequi, para fazer o sabão de cuada. A cuada preferida era de cinza de palha de feijão. Aquela cinza era colocada em camadas circulares, da borda até o centro de um balaio de cipó, que ficava suspenso, tendo em baixo um prato grande ou pote pequeno de barro para coletar o liquido que filtrava pelo balaio. A receita era tiro e queda, o produto saia genuíno, original e a custo zero para uma família de 16 (dezesseis) pessoas, fora os criados. Recado de um retirante em Brasília-DF.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que linda história da D.Mariquinha do Sr.Genesio

      Excluir
    2. Eu moro na cidade, porém tenho um fogão de lenha. Utilizo toda a cinza produzida e já fiz o sabão de coada por várias vezes. É o melhor sabão que existe. E não é tão difícil assim de se fazer.

      Excluir
    3. Amiga! E os vizunhos nâo reclamavam da fumaça do fogâo?E onde voçe conseguia a leña?

      Excluir
  25. Eu consegui fazer sabão de cinzas ,sem por soda,,,ficou muito bom , é pra curar coceiras em geral.meu whats 43991178602.

    ResponderExcluir
  26. bom dia como posso adiquirie sabão de cinza natural sem soda caustica ? meu nome é mario luiz

    ResponderExcluir
  27. Posso usar sabão de cinza feito com soda no cabelo?

    ResponderExcluir
  28. Consegui fazer,mas sei quem vende.Só dar uma olhada no canal do Chico abelha que três pessoas que faz.A penha,a margarida e a dona Cida.

    ResponderExcluir
  29. Titanium Bmx Frame - The best frame in one of the best quality
    The titanium mens rings best frame in one of titanium nipple jewelry the best quality titanium rainbow quartz titanium 슬롯 frames, a great frame for the artisans, from bronze titanium jewelry piercing to silver.

    ResponderExcluir